Leia isso antes de ver o Blog!



sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Caráter na prática


O que é caráter? De acordo com John Wooden a definição é: ''Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. 
 Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é.''

  Mas o que realmente nós somos? Mas para responder está pergunta precisamos fazer duas. Qual a avaliação de Deus sobre o ser humano? E qual deve ser nossa auto-avaliação?
Jesus disse: '' Bem- aventurados ( felizes) os que tem fome e sede de Justiça.'' Mateus. 5:6. Mas o que é JUSTIÇA?
Justiça é santidade, semelhança com Deus; e "Deus é amor". I João 4:16. É conformidade com a lei de Deus; pois "todos os Teus mandamentos são justiça" (Sal. 119:172); e o "cumprimento da lei é o amor". Rom. 13:10. Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiça de Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O.
O MAIOR DISCURSO DE CRISTO,pág.18.

A Bíblia diz: "Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe."
''Era possível a Adão, antes da queda, formar um caráter justo pela obediência à lei de Deus. Mas deixou de o fazer e, devido ao seu pecado, nossa natureza se acha decaída, e não podemos tornar-nos justos. Visto como somos pecaminosos, profanos, não podemos obedecer perfeitamente a uma lei santa. Não possuímos justiça em nós mesmos com a qual pudéssemos satisfazer às exigências da lei de Deus. Mas Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na Terra em meio de provas e tentações como as que nos sobrevêm a nós. Viveu uma vida sem pecado. Morreu por nós, e agora Se oferece para nos tirar os pecados e dar-nos Sua justiça. Se vos entregardes a Ele e O aceitardes como vosso Salvador, sereis então, por pecaminosa que tenha sido vossa vida, considerados justos por Sua causa. O caráter de Cristo substituirá o vosso caráter, e sereis aceitos diante de Deus exa
tamente como se não houvésseis pecado.''
(CAMINHO Á CRISTO, pág.62).
  
Toda tendência pecaminosa, toda imperfeição que aqui os aflige, terá sido removida pelo sangue de Cristo, e a excelência e o resplendor de Sua glória, que sobrepuja em muito ao brilho do Sol, a eles se comunicam. E deles se irradia a beleza moral e perfeição de Seu caráter, de valor incomparavelmente superior à glória externa.
(CAMINHO A CRISTO,pág.126).

''O evangelho deve ser apresentado, não como uma teoria sem vida, mas como uma força viva para transformar o caráter. (A CIÊNCIA DO BOM VIVER, pág.99).

''Cristo, porém, não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter. É formado por combates árduos e relutantes com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto. ... O caráter formado segundo a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro. Aqueles que nesta vida estão sob a instrução de Cristo, levarão consigo, para as mansões celestes, toda realização divina. ... Os seres celestiais cooperarão com o agente humano que procura com fé decidida a perfeição de caráter que se manifeste na ação perfeita. A todo que se empenha nesta obra, Cristo diz: Estou à tua destra, para te auxiliar. Colaborando a vontade do homem com a de Deus, ela se torna onipotente. Tudo que deve ser feito a Seu mando pode ser cumprido por Seu poder. Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras. ... O caráter é um poder. O testemunho silencioso de uma vida sincera, desinteressada e pia, exerce influência quase irresistível. Manifestando em nossa vida o caráter de Cristo, com Ele cooperamos na obra de salvar almas. Somente revelando em nossa vida o Seu caráter é que podemos com Ele colaborar. E quanto mais vasta a esfera de nossa influência, tanto maior bem podemos fazer. Quando os que professam servir a Deus seguirem o exemplo de Cristo, praticando na vida diária os princípios da lei, quando todos os seus atos testemunharem de que amam a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos, então a igreja terá o poder de abalar o mundo. ... Não sabemos que conseqüências terão um dia, uma hora ou um momento, e nunca devemos começar o dia sem encomendar nossos caminhos ao Pai celeste. ... Quando inconscientemente estivermos em perigo de exercer influência má, os anjos estarão ao nosso lado, orientando-nos para um melhor procedimento, escolhendo-nos as palavras, e influenciando-nos as ações. Assim, nossa influência pode ser silenciosa e inconsciente, mas forte para atrair outros a Cristo e ao mundo celeste. ''Parábolas de Jesus, págs. 331-333, 340-342.

''O caráter na pratica nada mais é do que permiti a poderosa palavra de Deus governar as nossas ações. No entanto não conhecemos de fato se as nossas ações são realmente dignas e louvável. Quando submetemos estas ações e nossos pensamentos e o nosso ser a poderosa palavra de Deus arrepiamos o quanto ainda podemos melhorar perante os requisitos divinos a nós posto. Mas não é preocupante se eu realmente estou vivendo a plenitude do caráter de Cristo. O que é mais preocupante em nossa vida é ; Estou eu  mesmo crescendo nesta infindável tarefa de aprimorar o meu caráter?  Está sendo de fato a palavra de Deus o meu poder e minha norma mais elevada para ser aprovado pelos céus?
Como funciona a engrenagem do caráter?
 Manter-se puro e digno e reto não é uma tarefa nada fácil devido a natureza humana pecaminosa em nosso ser.
Primeiro >>>  Está natureza só será arrancada quando Cristo manifestar nas nuvens dos céus.Segundo>>> Compete a cada um de nós moldar o nosso caráter ao modelo divino.
Segundo>>> Compete a cada um de nós moldar o nosso caráter ao modelo divino.
Terceiro>>> Para isto temos disponível a natureza divina na qual Jesus nos oferece gratuitamente.
Quarto>>>> E está natureza só adquirimo-nos através do crer na poderosa palavra de Deus que cumpri exatamente aquilo que promete, moldando assim a nossa vida com o modelo divino. 
Mas para por está engrenagem em funcionamento precisamos:
1- Sempre Acreditar que Deus fará melhor por nós,  o melhor mesmo nas situações mais difícies .[ viver pela fé ]
2- Citar a sua palavra no momento da tentação [ Espada do Espírito]  confiando plenamente o cumprimento da promessa.
3- Jesus fez assim! na Bíblia Mateus 4;01 a 11 e em centenas de referências do espírito de profecia.
4- Policiar a nossa mente com a palavra de Deus para ver se as coisas são de fato aprovado por ele ou não.
5- Entender que as ordens do Senhor mesmo que seja não,  serão  sempre positiva para nós como advertências e crescimento.'' ( Itanael Tomaz).

Texto: Gustavo Assis de Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário