Leia isso antes de ver o Blog!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A galinha ou o ovo?


O relato da criação em Gênesis não é simples, o que não deve constituir surpresa. Afinal, a Terra e a vida na Terra não são simples. Foram-nos dados (mesmo incluindo o capítulo 2) cerca de 56 versos para explicar a criação: a maioria dos manuais sobre como consertar uma bicicleta é mais longa. Sem dúvida, muita coisa foi omitida. Como somos felizes porque teremos a eternidade para aprender mais! Vamos precisar dela.
No entanto, ainda existe muita informação que devemos considerar agora.
6. Leia novamente Gênesis 1, desta vez estudando a seqüência dos eventos. Como esse padrão esclarece a natureza da vida na Terra?
O Gênesis começa com a declaração de que a Terra era "sem forma e vazia" (Gên. 1:2). A seguir, Deus prosseguiu para dar forma ao nosso mundo e remover o "vazio". Seguindo a seqüência, podemos ver que a princípio havia trevas, e então, luz. Esse fato leva à demarcação do dia e da noite. Em seguida, existe um tipo de atmosfera, um "firmamento" chamado "céu". A água, ao que parece, já existia ao tempo da criação da Terra. Evidentemente, ela é necessária a toda a vida (pelo menos como a conhecemos). Em seguida, Deus fez surgir a terra firme, e então, na terra firme, surgiu vegetação, grama, ervas, árvores, frutos (todas as quais precisavam primeiro de terra a fim de existir) "cuja semente esteja nele[s]" (vs. 11 e 12, RA). Em seguida, vieram o Sol, a Lua e as estrelas visíveis (por que essas foram descritas aqui, dessa maneira, nessa parte da seqüência, é uma das perguntas que provavelmente teremos que esperar para ver respondidas no Céu). Finalmente, com todas essas outras coisas no lugar, Deus fez surgirem criaturas, terrestres, marinhas e aéreas, voando, fervilhando e se movendo ao longo desta parte de criação de Deus, seres vivos que deveriam ser férteis e se multiplicar (v. 22) sobre a face da Terra. Deste modo, parece que, dentro de nossa limitada compreensão, o Senhor seguiu uma seqüência muito lógica que resultou na criação da vida em nosso mundo.
Tendo em mente o relato do Gênesis, responda a esta pergunta: qual veio primeiro, a galinha ou o ovo? Justifique sua resposta, e por que essa resposta (ou pelo menos os princípios por trás dela) é importante para nossa compreensão de quem somos e por que estamos aqui?




FONTE: Lição da Escola Sabatina - A História dos Começos-4º Trimestre de 2006.
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2006/frlic242006.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário