Leia isso antes de ver o Blog!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Adoração: uma expressão de amor

A maioria das culturas está repleta de rituais ou cultos que envolvem ídolos ou Deus. Em todo coração humano, parece existir um vazio que precisa ser preenchido para que a felicidade e algum propósito para a vida sejam encontrados. Nem a criação de Deus, nem toda a educação, riqueza, talento, arte, entretenimento ou todas as armadilhas que o mundo oferece podem satisfazer aos profundos anseios do coração. Somente adorar a Deus, o Criador, pode preencher o vazio em nosso ser.

Mas o que é adoração? Para ter melhor compreensão sobre adoração – o que é ou não aceitável– precisamos entender que o verdadeiro culto é a nossa resposta a Deus. Ele toma a iniciativa de estabelecer amizade conosco, preparando nosso coração e mente para a influência do Espírito Santo. Começa lembrando-nos de que, antes de sermos, Ele é. Como disse Moisés, “antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade Tu és Deus” (Sl 90:2). Deus não nos criou para nosso próprio prazer, mas para Seus propósitos (Gn 1:26). Quando compreendermos que não existe possibilidade de existirmos sem Ele e que Ele nos amou primeiro (1Jo 4:19; Rm 5:8), nossa resposta natural será a entrega completa, para que tenhamos com Ele um relacionamento de amor sem medidas.

A adoração é a expressão humana de amor a Deus. Tal expressão se dá por meio de um imensurável espectro. Contudo, a leitura dos salmos permite a identificação de alguns traços comuns executados com base nesse espectro, fornecendo-nos um manual de adoração:

1. O culto envolve uma resposta alegre a Deus por meio de cânticos (Sl 100:1, 2).
2. A adoração incorpora a oração (Sl 141:2).
3. A adoração inclui amizade com Deus, “mas, para mim, bom é estar perto de Deus” (Sl 73:28).
4. A adoração tem uma saudável dose de gratidão (Sl 54:6).
5. A adoração nos dá conforto, encorajamento e segurança. “Senhor, Tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração” (Sl 90:1).

FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/jovens/2011/lj132011.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário