Leia isso antes de ver o Blog!



terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Sábado, Segundo o Catecismo Católico

ARTIGO 3

O TERCEIRO MANDAMENTO

Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias e farás todas as suas obras. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho. Êxodo 20: 8 a 10; Deuteronômio 5: 12 a 15. O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é Senhor até do sábado. Marcos 2: 27 e 28.

O Filho do Homem é Senhor do sábado.

O terceiro mandamento do Decálogo lembra à santidade do sábado: O sétimo dia é sábabsoluto em honra ao Senhor. Êxodo 31: 15.

A propósito dele, a Escritura faz memória da criação: Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou Êxodo 20: 11.

No dia do Senhor, a Escritura revela ainda um memorial da libertação de Israel da escravidão do Egipto: Recorda de que foste escravo na terra do Egito, e que o a 22Senhor, teu Deus, te ordenou que guardar o dia de sábado Deuteronômio 5: 15.

Deus confiou o sábado a Israel, para ele o guardar em sinal da Aliança inquebrantável Êxodo 31: 16. O sábado é para o Senhor, santamente reservado ao louvor de Deus, da Sua obra de criação e as suas ações salvíficas a favor de Israel.

O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus retomou o fôlego no sétimo dia Êxodo 31: 17, tanbém o homem deve folgar e deixar que os outros, sobretudo os pobres retomem o fôlego Êxodo 23: 12. O sábado faz cessar os trabalhos cotidianos e concede uma pausa. É um dia de protestos contra as escravidões e o culto ao dinheiro Neemias 13: 15 a 22; II Crônicasv 36: 21.

O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade deste dia Marcos 1: 21; João 9: 16. Dá-nos com autoridade Sua autêntica interpretação: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado Marcos 2: 27. Movido por compaixão, Cristo se permite no dia de sábado, fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida em preferência a matar Marcos 3: 4. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus. O Filho do Homem é Senhor até do sábado Marcos 2: 28[1].




[1] Catecismo da Igreja Católica, §§ 2168-2173, pp. 567 e568..

Nenhum comentário:

Postar um comentário