“Então, Me invocareis, passareis a orar a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte” (Jeremias 29:12-14).
Quanto mais claro for o objetivo da nossa busca, mais capazes seremos de atingi-la. Considere a hora tranqüila como a maneira de chegar à grande finalidade: assegurar a presença de Cristo para o dia inteiro, e não fazer coisa alguma que possa interferir nesse objetivo.
O sucesso do seu dia dependerá da pureza e do vigor da fé com que você procura Cristo, acha-O e conserva-O no recôndito do seu quarto.
A meditação, a oração e a Palavra estarão subordinadas a esta idéia: o elo entre Cristo e a minha pessoa hoje precisa ser renovado e firmado nesta hora matinal. No começo, pode parecer que as obrigações diárias, com todos os seus prováveis cuidados, prazeres e tentações, consigam interromper a renovação adquirida na devoção silenciosa.
É possível que isso aconteça, mas não haverá perda. O verdadeiro Cristianismo visa à formação do caráter de Cristo em nós de modo tão intrínseco que, mesmo em nossas atitudes mais comuns, sua personalidade e sua índole mostrar-se-ão.
O Espírito de Deus propõe-se a nos invadir de tal modo que, em nosso relacionamento com outras pessoas, em nossas horas de lazer e em nossos negócios, agir de acordo com a Sua vontade será para nós uma segunda natureza. E isso só acontece porque o próprio Cristo, Aquele que vive, habita em nós.
Não se perturbe se a princípio o objetivo lhe parecer elevado demais ou demasiadamente difícil, e ocupar muito do seu tempo na sua hora tranqüila. O tempo dedicado à meditação será ricamente recompensado. Você voltará à oração e à leitura bíblica com novo propósito e fé renovada. Quando a hora tranqüila matutina começar a produzir os seus efeitos, haverá logo uma reação, e a comunhão com Cristo terá um novo sentido e um novo poder.
O seu propósito Influenciará grandemente o espírito com que você se entrega à hora tranqüila. A medida que a magnificência do objetivo (comunhão contínua com Deus em Custo durante o dia todo) e a maneira correta de assegurá-la (um encontro definitivo e consciencioso com Cristo, assegurando a Sua presença durante o dia todo) tomarem conta do nosso ser, veremos que é essencial termos determinação para receber a recompensa, seja qual for a renúncia ou o esforço necessários.
No estudo ou na prática de esportes, o estudante sabe que precisa possuir força de vontade vigorosa e propósito firme para vencer. O Cristianismo necessita, e certamente merece, nada menos do que todo o esforço do nosso coração.
Acima de tudo, é essa firme determinação de assegurar a presença de Deus que vencerá a tentação de sermos infléis ou superficiais na observância do nosso empenho. É essa determinação que fará com que a hora tranqüila seja um poderoso instrumento da graça no fortalecimento do caráter e na capacidade de dizer “Não” a toda e qualquer auto-indulgência.
É essa determinação que nos capacitará, ao nos retirarmos para a hora tranqüila e estarmos ali de mente e coração abertos, prontos para a comunhão com Cristo. E é ainda essa determinação que, a partir da hora tranqüila matinal, se tomará a diretriz do nosso viver diário.
Na vida secular ouve-se com freqiléncla. “Grandes coisas são possíveis a qualquer homem que saiba o que quer e o queira de todo o coração.”
O cristão que tiver por objetivo uma devoção pessoal a Cristo descobrirá que na hora tranqüila matutina o discernimento diário de sua santa vocação é renovado.
É nessa ocasião que a sua vontade é reforçada para andar de modo digno de Cristo. Sua fé será recompensada pela presença de Cristo esperando para encontrá-lo e tomar conta dele durante o dia. Somos mais do que vencedores através daquele que nos ama. Um Cristo vivo esta à nossa espera. – Extraído e adaptado de “A Vida Interior”, de Andrew Murray.
FONTE: http://www.iasdemfoco.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário